Fiscalizações reforçadas em Águas Claras e no DF marcam 17 anos da Lei Seca

Mais de 600 motoristas foram abordados e quase 50 autuados por dirigir sob efeito de álcool

REDAÇÂO

6/24/2025

Entre os dias 18 e 22 de junho, o Detran-DF, em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal, intensificou as ações de fiscalização em várias regiões administrativas, incluindo Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho I e II, Sol Nascente e Taguatinga. A força-tarefa foi parte das comemorações dos 17 anos da Lei Seca, sancionada em 19 de junho de 2008.

Durante as blitzes, os agentes abordaram 613 condutores e realizaram 446 testes de bafômetro. Como resultado, 49 motoristas foram autuados por dirigir após ingerir bebida alcoólica. A ação também flagrou outras irregularidades:

  • 9 veículos com escapamento irregular;

  • 40 motoristas inabilitados;

  • 22 dirigindo com CNH vencida há mais de 30 dias;

  • 1 com o direito de dirigir suspenso;

  • 75 por infrações diversas.

A ação visa ampliar a conscientização sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. Segundo o Detran-DF, o foco é a preservação da vida e o reforço da segurança no trânsito.

Números que alertam

Desde que entrou em vigor, a Lei Seca já motivou a emissão de 294.226 autuações no Distrito Federal, envolvendo motoristas sob influência de álcool ou outras substâncias psicoativas. Somente entre janeiro e maio deste ano, foram 10.123 infrações, o que representa uma média de 67 ocorrências por dia.

A penalidade para quem é flagrado dirigindo sob efeito de álcool é pesada: multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses. Em caso de reincidência no período de um ano, a multa dobra para R$ 5.869,40.

Além disso, recusar-se a fazer o teste do bafômetro implica nas mesmas sanções. E quando o aparelho indica concentração igual ou superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar, a infração passa a ser considerada crime de trânsito, com pena de seis meses a três anos de detenção, além de multa e possível cassação da CNH.

Segurança como prioridade

A iniciativa é parte de um esforço contínuo para tornar o trânsito do DF mais seguro. As ações de fiscalização continuam e são acompanhadas por campanhas educativas que reforçam o papel de cada cidadão na construção de uma cultura de responsabilidade no trânsito.

Como destacou o Detran-DF, a ideia é clara: "A vida está acima de tudo".

MAIS NOTÍCIAS